Recomendações

Mesmos os pacientes assintomáticos necessitam realizar periodicamente exames, principalmente após os 40 anos. As recomendações a partir desse período são:

Exames Anuais

A Cada 5 Anos

Vacinação

É importante manter a imunização mesmo nos adultos .A prevenção é fundamental. Mantenha atualizada carteira de vacinação com hepatite A ( 2 doses), B ( 3 doses); duplo adulto (tetano e difteria) ou tríplice bacteriana (coqueluche) com reforço a cada 10 anos; gripe (anual); meningococica (quadrivalente); herpes zooster ( 1 dose) e febre amarela (a cada 10 anos), HPV para as mulheres e homens, etc. Seu medico dará as orientações.

Consultas e Cirurgias

É necessário ter um clinico e ginecologista ou urologista de confiança para acompanhamento. As outras especialidades dependerão de cada caso individualmente. Procure sempre saber quem são seus médicos, se possuem equipes multidisciplinares para suporte clinico e quais hospitais eles trabalham e onde se formaram, associações a qual pertencem etc.Isso trará mais segurança em sua consulta e prováveis cirurgias.Na dúvida, peça a seu médico de confiança a indicação. Lembre-se que o barato fica caro e sua saúde é o bem mais precioso que você possui. As informações existem em vários meios de comunicação, mas o conhecimento pertence a seu médico. Faça sempre uma lista antes de vir a consulta para não esquecer algo importante. Não tenha vergonha, mesmo que seja uma duvida simples e aproveite o máximo.

Novidades

Nem tudo que é novidade no meio médico significa ser bom para sua saúde. As vezes novas tecnologias vem acompanhadas de grande propaganda e se mostram mais tarde perigosas ou entram em desuso pelos custos desnecessários. Outras vem e se firmam como grandes ferramentas na cura e recuperação. Quem tem condição de informar o que é melhor para cada caso, é seu médico. Pergunte a ele vantagens , desvantagem e as estatísticas.

Notícias