Cicatriz Cirúrgica

Cicatrização

Por Dr Nelson Liboni e Dr. Luiz Demario - Regente da residencia da Cirurgia Plástica da Santa Casa de São Paulo

Compartilhe:

Como se sabe se terei cicatrização ruim?

Histórico Pessoal, Familiar e Raça. Observar características em que acontecem as cicatrizes prévias e como foram cuidadas. Não há teste possível em área escondidas para prever cicatrizes em outras áreas.

Existe algo antes do procedimento cirúrgico para melhorar a cicatrização?

Previamente a cirurgia ter boa alimentação, dieta variada, controle dos parâmetros laboratoriais (hemograma – anemias, glicemia -diabetes) controle efetivo de hipertensão arterial... Zerar etilismo e tabagismo. Em cirurgia eletiva ( programada) manter atividades físicas e controle de peso corporal. A existência de técnica diferente e incisão com bisturi comum, elétrico, com US ou laser, suturas com pontos simples, em X, intradérmicos, com fios absorvíveis ou não, mostra a diversidade de possibilidades para cada ato cirúrgico para cada paciente jovem x idoso x criança sadia x doenças crônicas controladas x cirurgia de emergência, controladas, traumas, etc.

Tem algo para evitar cicatriz hipertrófica ou queloide?

Há vários tratamentos preventivos ou curativos.

Se eu tiver queloide o que eu posso fazer?

Podem ser usados logo após a cirurgia e devem ser modificados com a resposta de cada cicatriz, numa observação médica periódica até à 1 ano do procedimento

  • Para reduzir tensão na cicatriz
    • imobilização do membro – talas – tipoias
    • imobilização da cicatriz – adesão inelástico ou pouco elástico
  • Silicone gel ou em placas (lâminas)
  • Uso de produtos tópicos : hidratantes; antinflamatórios ; moduladores de cicatrização; corticoides: creme, adesivo, infiltrações
  • Compressão elástica com malha
  • Massagem, drenagem linfática
  • Radioterapia superficial (nos primeiros dez dias) nos casos muito propensos
Não obtendo resposta, após pelo menos 6 meses, fazer retirada do queloide e ressutura (novo evento, mais simples, cirurgia mais curta e superficial ) já que os prejuízos e debilidade da doença tratada na 1ª cirurgia provavelmente não mais estarão presentes

Eu devo deixar a cicatriz protegida com curativo ate o retorno medico ou devo tirar antes e passar alguma pomada?

Nos primeiros dias é prudente manter curativo fechado (oclusivo), podendo ser impermeável ou mesmo permeável permitindo limpeza, lavagem diária e até banho.

Isto depende de expectativa de possíveis eliminações de líquidos (sangue, plasma, transpiração ou oleosidade natural da pele local). Uma vez cessada está fase de possíveis perdas de líquidos, passa-se a fazer curativos secos que podem ser trocados com tempo (dias).

Quando necessário serão indicados cremes, pomadas, no tempo adequado (que pode ser já no dia seguinte a cirurgia)

Quando posso expor a cicatriz ao sol? Posso entrar na piscina?

Quanto a possibilidade de entrar na piscina, mar, hidroginástica, depende de estar apto a fazer exercícios músculo esquelético sem restrições.A incisão cirúrgica deve estar fechada, seca sem necessidade de pontos de sutura. Pensar sempre numa estabilidade de cicatriz em torno de 30 dias Exposição ao sol no restante do corpo pode ser benéfico em determinado horários do dia.A possibilidade de aumentar a pigmentação e manchar a cicatriz, também ocorre nos tecidos vizinhos a área operada onde apareceram arroxeamentos (depósitos d sangue = equimoses ) Portanto cobrir estas áreas com protetor solar (repetido a cada 2 horas) até completar 3 meses de recuperação

A cicatrização fica melhor com uso de cola cirurgia, pontos separados, pontos internos ou outros?

É importante o cuidado com a manipulação e instrumentação dos tecidos, tempo cirúrgico, controle de sangramentos e qualidade do material para reunir tecidos seccionados (suturas). Nenhum material substitui o bom planejamento do ato cirúrgico. Para cada tipo de intervenção existem técnicas e materiais mais apropriados, que dependem da contaminação de áreas operatória como em cirurgia que abrem (infectadas como em abscesso , apendicites, diverticulites, etc).

Se eu apresentar hematomas nos portais da cirurgia , devo fazer algo?

Presença de manchas arroxeadas não demandam necessariamente qualquer tratamento, porem se houver abaulamento e perda sanguínea o cirurgião deve ser comunicado.

Qual a diferença de hiperemia da cicatriz e infecção ?

Vermelhidão local é esperada logo após a um trauma (acidental ou cirurgia programada).
A hiperemia faz parte do processo de cicatrização, porem se vier acompanhada de dor local, inchaço, aumento progressivo de calor até febre, precisam ser avaliados cuidadosamente.

O que fazer se sair algum tipo de liquido?

Saída de liquido pode até ser previsto e o cirurgião orientará cuidados em casa e retornos com a frequência adequada

Arnica antes da cirurgia ajuda?

Arnica montana CH6 ou D6 . Ela é bastante útil por via oral antes e após a cirurgia. Uso local de arnica pode ser indicado quando a ferida operatória permitir

Devo usar roupas especiais para evitar atritos?

Uso de malhas de contensão e de compressão ajudam a fixar curativo maiores, reduzindo inchaço, protege de pequenos traumas, promove conforto com redução de sensibilidade e sensação de proteção (exemplo imobilização de trauma de membro, tempo de uso até de 1 até 3 meses)

Dr. Luiz Antonio Demario
Dr Alceu de Campos Rodrigues , 275 - CJ.42 - Itaim Bibi.
Fone: (11) 3845-7855

Notícias